domingo, 10 de junho de 2012

“Há um apagão deste período”, diz Gilney Viana sobre ditadura militar


A Comissão da Verdade instalada pela presidenta Dilma Rousseff terá dois anos para apurar os fatos de violação dos direitos humanos no período de 1946 a 1988 e contará com informações das comissões instaladas pelas Assembleias Legislativas, comitês estaduais de direito à memória e à verdade, sindicatos e entidades de classe.

Na avaliação de Gilney Viana, coordenador do projeto Direito à Memória e à Verdade e Secretário Direitos Humanos da Presidência da República, todos os povos têm direito a sua memória. ”O povo que não tem memória pode entrar em degradação e até em extinção. Pode até perder sua identidade”.

Ele disse ainda que a verdadeira história deverá ser contada agora. “O somatório desse esforço de recuperar a memória e escrever a história é fundamental para que nós possamos avançar no regime democrático, nas garantias democráticas e no fortalecimento do estado de direito democrático”, afirmou.

A Comissão da Verdade, instalada pela Assembleia Legislativa de São Paulo começou trabalhar e inspirou ações no Rio Grande Sul, Paraná, Goiás, Bahia e Pernambuco. Segundo Gilney Viana, a homenagem a Rubens Paiva, que foi deputado federal e teve seu mandato cassado pela ditadura militar em 1964, também faz parte da lista de mortos e desaparecidos políticos. É uma forma resgatar a história do Brasil de uma maneira verdadeira, autêntica.

“Um manto de silêncio que decretou uma ignorância sobre os temas, dos desagravos aos direitos humanos no período. Na verdade é um período de ditadura que cometeu prisões, sob a forma de sequestro, deu um golpe de estado, destituiu o presidente eleito, acabou com os partidos políticos, impôs um bipartidarismo, jogou na ilegalidade dezenas, centenas, milhares pessoas”.

Para Gilney Viana esta é uma fase da história muito importante e que a juventude brasileira precisa saber que em 1964 houve um golpe militar, que o presidente João Goulart, que foi eleito pelo povo, em eleição democrática, foi deposto.

Nem sempre o professor orienta a pesquisa neste sentido por isso há um apagão deste período”, desabafou. 

(Hosa Freitas – Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário