quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Comissão Nacional da Verdade confirma visita ao Amazonas


O Coordenador do COMITÊ ESTADUAL DE DIREITO À VERDADE, À MEMÓRIA E À JUSTIÇA DO AMAZONAS, Indigenista Egydio Schwade, recebeu um e-mail da Sra. Maria Rita Kehl , da Comissão Nacional da Verdade, confirmando sua vinda à Manaus e também à Presidente Figueiredo, possivelmente no período do Carnaval de 2013.

O Comitê da Verdade do Amazonas foi fundado em 14 de maio de 2012 e é composto por pessoas, representantes de entidades da sociedade civil, lideranças sindicais e movimentos sociais.

A Comissão da Verdade Nacional, por sua vez, visa investigar violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 a 1988 no Brasil por agentes do estado. A Comissão é formada por sete membros  e catorze auxiliares, que atuarão durante dois anos, sendo que no final desse período, publicarão um relatório dos principais achados, que poderá ser público ou poderá ser enviado à presidenta da república e ao ministro da defesa. Foi instalada oficialmente em 16 de maio de 2012.

Um comentário:

  1. Bela iniciativa. Parabéns aos membros do Comitê, que entendem que a história do nosso país deve ser passada a limpo, por respeito, principalmente, àqueles que lutaram, sendo que muitos tombaram, para que hoje vivêssemos em um Estado Democrático de Direito.

    ResponderExcluir